15/05/2018 - IMA e Univali firmam convênio para criação do Plano de Gestão Pública Ambiental

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) firmou convênio nesta terça-feira, 15 de maio, com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para a elaboração do Plano de Gestão Pública Ambiental que servirá como modelo para os órgãos ambientais das administrações municipais. O convênio entre IMA e Univali resultará em um Plano voltado à gestão ambiental de Biguaçu, município piloto do projeto.

A solenidade de assinatura do termo contou com a presença do presidente do IMA, Alexandre Waltrick Rates, do reitor da Universidade, Valdir Cechinel Filho, e do prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger. O município que prontamente aceitou o convite do IMA e da Univali para ser foco da iniciativa terá a responsabilidade de executar o Plano após a conclusão. A intenção do Instituto é ampliar o projeto para todas as cidades interessadas.

Na Univali a elaboração deste primeiro Plano de Gestão Pública Ambiental será coordenada pelo Núcleo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, projeto de extensão da Escola de Negócios da Universidade, em parceria com a Escola de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas.

Segundo a Univali, o modelo de gestão pública será uma ferramenta que vai apresentar à administração municipal práticas e procedimentos que visem mitigar os impactos ambientais e criar maior conscientização ambiental nos servidores, incluindo assim critérios e hábitos socioambientais nos procedimentos diários.

Para o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Alexandre Waltrick Rates, o Plano servirá como balizador para as ações e decisões municipais referentes ao meio ambiente. “O IMA surge com mais esta competência, a de fomentar a gestão ambiental nos municípios. O termo entre Instituto e Universidade vem auxiliar as administrações públicas na gestão dos recursos ambientais”.

O projeto será financiado pelo IMA, com execução do Núcleo ODS da Univali, no município de Biguaçu, no período aproximado de 18 meses.