FATMA Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME Notícias Notícia

15/05/2018 - IMA e Univali firmam convênio para criação do Plano de Gestão Pública Ambiental

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) firmou convênio nesta terça-feira, 15 de maio, com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para a elaboração do Plano de Gestão Pública Ambiental que servirá como modelo para os órgãos ambientais das administrações municipais. O convênio entre IMA e Univali resultará em um Plano voltado à gestão ambiental de Biguaçu, município piloto do projeto.

A solenidade de assinatura do termo contou com a presença do presidente do IMA, Alexandre Waltrick Rates, do reitor da Universidade, Valdir Cechinel Filho, e do prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger. O município que prontamente aceitou o convite do IMA e da Univali para ser foco da iniciativa terá a responsabilidade de executar o Plano após a conclusão. A intenção do Instituto é ampliar o projeto para todas as cidades interessadas.

Na Univali a elaboração deste primeiro Plano de Gestão Pública Ambiental será coordenada pelo Núcleo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, projeto de extensão da Escola de Negócios da Universidade, em parceria com a Escola de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas.

Segundo a Univali, o modelo de gestão pública será uma ferramenta que vai apresentar à administração municipal práticas e procedimentos que visem mitigar os impactos ambientais e criar maior conscientização ambiental nos servidores, incluindo assim critérios e hábitos socioambientais nos procedimentos diários.

Para o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Alexandre Waltrick Rates, o Plano servirá como balizador para as ações e decisões municipais referentes ao meio ambiente. “O IMA surge com mais esta competência, a de fomentar a gestão ambiental nos municípios. O termo entre Instituto e Universidade vem auxiliar as administrações públicas na gestão dos recursos ambientais”.

O projeto será financiado pelo IMA, com execução do Núcleo ODS da Univali, no município de Biguaçu, no período aproximado de 18 meses.

 

 



Licenciamento Ambiental

Solicite seu pedido de licenciamento de forma rápida e prática em apenas 4 etapas

SOLICITAR LICENCIAMENTO

Balneabilidade

Veja a situação da balneabilidade em Santa Catarina

SAIBA MAIS

Denuncie Crimes Ambientais

Ouvidoria Geral

0800 644 8500

Topo
Rua: Artista Bittencourt, 30 - Centro | Florianópolis | SC
CEP: 88020-060 Fone: (48) 3665-4190