FATMA Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME A FUNDAÇÃO BIBLIOTECA CD-ROM DA COBERTURA VEGETAL DE SANTA CATARINA

CD-Rom da Cobertura Vegetal de Santa Catarina

A FATMA e o CIASC (Centro de Informática e Automação do Estado de SC) uniram-se para lançar no mercado um CD-Rom com o Atlas da Cobertura Vegetal do Estado. Esse serviço, pioneiro no país, foi viabilizado através de um convênio de cooperação técnico-científica entre os dois órgãos do governo estadual, que consideraram extremamente importante no contexto tecnológico atual divulgar informações técnicas através deste novo formato de comunicação.

O CD-Rom reduz custos de impressão, facilita o manuseio, armazenagem e acesso à consulta.

São vantagens de peso, ainda mais na comparação com um atlas convencional, publicado em papel e com mapas de tamanho grande. O Atlas da Cobertura Vegetal de Santa Catarina, que a Fatma lançou neste formato convencional em janeiro de 97, é formado por nada menos que 11 mapas temáticos que abrangem 20 microrregiões do Estado. Em escala 1:250.000 (lê-se um para 250 mil, ou seja, onde cada centímetro equivale a 2,5 quilômetros de área), eles também são acompanhados por um mapa síntese, na escala 1:500.000.

É o registro mais recente da situação atual das florestas primárias (nativas) e secundárias (em estágio avançado de regeneração) em Santa Catarina. Que também mapeia as áreas de reflorestamentos, manguezais, dunas, campos, áreas urbanizadas e de mineração existentes no território catarinense.

Através do Atlas, baseado em levantamento realizado pelo satélite Land-Sat TM-5 entre os anos de 1989 e 1992, a Fatma detectou que o Estado ainda preserva 29,14% de florestas primárias e secundárias. E que, dentre as 20 microrregiões do Estado, a de Blumenau é a que apresenta o maior percentual de preservação desse tipo de vegetação - 3,83%. A microrregião de Canoinhas vem em segundo, com 3,32% preservados, e a de Campos de Lages aparece com 3,14%. A que menos preservou seus recursos florestais foi a de Ituporanga, que tem apenas 0,40% do total estadual. O Atlas também apontou que o reflorestamento já cobre 4,14% do território catarinense.

Tudo isso pode ser conferido num único CD-Rom, cuja tecnologia foi desenvolvida pelo Ciasc. Ele permite que um trabalho de mais de três anos da equipe técnica da Fatma chegue ao alcance não só de pesquisadores, cientistas, prefeituras, ONG's (Organizações Não Governamentais) e universidades mas também de toda a comunidade.

A aplicação do Atlas em meio digital permite que essas valiosas informações não fiquem restritas ao público técnico, assim, o CD-Rom é uma verdadeira democratização da informação. 
As unidades produzidas da primeira versão do CD-Rom do Atlas da Cobertura Vegetal já se esgotaram e, futuramente, a Fatma e o Ciasc pretendem lançar uma nova versão do CD-Rom.

* Obra disponível apenas para consulta na Biblioteca. 




Licenciamento Ambiental

Solicite seu pedido de licenciamento de forma rápida e prática em apenas 4 etapas

SOLICITAR LICENCIAMENTO

Balneabilidade

Veja a situação da balneabilidade em Santa Catarina

SAIBA MAIS

Denuncie Crimes Ambientais

Ouvidoria Geral

0800 644 8500

Topo
Rua: Felipe Schmidt, 485 - Centro | Florianópolis | SC
CEP: 88010-001 Fone: (48) 3665-4190
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feiras, das 12h às 19h.