FATMA Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME ECOSSISTEMAS EDUCAÇÃO AMBIENTAL CARTILHAS NOSSO AMBIENTE

Cartilhas Nosso Ambiente

Série Nosso Ambiente

12 - Unidades de Conservação

Download
Série Nosso Ambiente

14 - Áreas de Preservação Permanente

Download
Série Nosso Ambiente

15 - Mata Atlântica

Download
Série Nosso Ambiente

16 - Recuperação Ambiental

Download
Série Nosso Ambiente

17 - Serra do Tabuleiro

Download
Série Nosso Ambiente

18 - Parque Estadual Fritz Plaumann

Download
Série Nosso Ambiente

19 - Parque Estadual das Araucárias

Download
Série Nosso Ambiente

20 - Corredores Ecológicos

Download
Série Nosso Ambiente

21 - Parque Estadual do Rio Vermelho

Download
Série Nosso Ambiente

22 - Espécies Exóticas Invasoras

Download

Aborda Coletânea da Legislação Ambiental Aplicável no Estado de Santa Catarina, totalizando 231 normas ambientais, sendo 156 da esfera estadual, e 75 da esfera federal. O intervalo de data está entre 24.07.34 à 06.06.02. Esta Coletânea é de grande utilidade para todos aqueles que de algum modo contribuem para a efetividade das normas jurídicas de proteção do meio ambiente a fim de que este se torne de fato, ecologicamente equilibrado e se destine às presentes e futuras gerações. (1º edição esgotada).

Manual de utilização dos mapas, e CD. Codificação dos Cursos D´Água do Estado de Santa Catarina. Apresenta conjunto de mapas com os cursos d´água codificados. É um trabalho inédito no Brasil, sendo o Estado de Santa Catarina o primeiro a gerar um trabalho que une dois métodos de codificação : o método mais antigo de codificação de bacias hidrográficas no Brasil (método DNAEE) e o método proposto pela Agência Nacional de Águas - ANA (método Otto Pfafstetter. (1º edição esgotada).

A Natureza do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Apresenta algumas peculiaridades da constituição física, biológica e sua história, aspectos culturais da região como também a diversidade dos recursos naturais. O clima, a hidrografia e o relevo são elementos importantes que contribuem para o desenvolvimento de uma rica flora oferecendo muitos locais para abrigo, reprodução e alimentação da fauna residente e migratória. Por conter uma riqueza de ambientes que possibilitam a prática educacional, onde a comunidade poderá conhecer a natureza de verdade e também as áreas de entorno desta Unidade de Conservação, que apresentam um grande potencial turístico e recreativo onde várias atividades podem ser desenvolvidas.

Altas Ambiental da Região de Joinville : complexo hídrico da Baía da Babitonga, estudo de soluções para a redução da contaminação dos recursos hídricos e para melhoria da qualidade das nossas águas. (2º edição esgotada.)

Zoneamento do Parque Estadual a Serra do Tabuleiro. O presente trabalho (Mapeamento Sócio-Econômico do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro) é parte integrante do Produto Básico do Zoneamento (PBZ) da referida Unidade de Conservação, que se constitui em um dos Parques mais importantes do Sul do Brasil e de toda a Mata Atlântica.
Realizado através da compilação de dados secundários disponíveis e do levantamento de dados primários em campo, este Mapeamento Sócio-Econômico serviu de base para a elaboração do Zoneamento proposto para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, bem como contém informações que originaram as propostas de Diretrizes de Soluções para os principais problemas do Parque identificados. Além disso, o presente trabalho também dispõe as informações sócio-econômicas fundamentais para a posterior elaboração do Plano de Manejo do Parque.
Este estudo parte de uma caracterização sócio-econômica regional da área onde está inserido o Parque; a seguir, adentra pela caracterização de cada um dos municípios cujas terras compõem a Unidade de Conservação; após isto, detalha as características da sua região de entorno e área de influência direta, abordando as 57 localidades envolvidas; seguinte a estas caracterizações sócio-econômicas, são descritos e analisados os aspectos fundiários internos ao Parque. Por fim, o estudo aborda detalhadamente o patrimônio histórico-cultural e os atrativos naturais presentes nesta importante Unidade de Conservação.

Testes Ecotoxicológicos são aplicados por serem capazes de detectar integralmente todas as intervenções e pertubações diretas e indiretas causadas par substâncias nocivas, mostrando-se como uma ferramenta muito eficiente na avaliação da qualidade ambiental e na estimativa de riscos para o meio ambiente por agentes químicos. Os órgãos ambientais incluem os biotestes como parâmetros de controle nas licenças de atividades potencialmente causadoras de poluição e usam os ensaios para monitorar o estado qualitativo de águas na identificação de fontes poluidoras.
Nessa publicações são apresentados os quatro biotestes que fazem parte do equipamento básico de um laboratório ecotoxicológico e são demonstrados alguns exemplos da sua aplicação.




Licenciamento Ambiental

Solicite seu pedido de licenciamento de forma rápida e prática em apenas 4 etapas

SOLICITAR LICENCIAMENTO

Balneabilidade

Veja a situação da balneabilidade em Santa Catarina

SAIBA MAIS

Denuncie Crimes Ambientais

Ouvidoria Geral

0800 644 8500

Topo
Rua: Felipe Schmidt, 485 - Centro | Florianópolis | SC
CEP: 88010-001 Fone: (48) 3665-4190