FATMA Governo do Estado de Santa Catarina
Você esta aqui: HOME SALA DE IMPRENSA 9º PRÊMIO FATMA DE JORNALISMO

9º Prêmio Fatma de Jornalismo

REGULAMENTO E FICHA DE INSCRIÇÃO

Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental 2016

A Fatma, Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, estabelece as normas para participação na 9ª edição do Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental, iniciativa que premia os melhores trabalhos jornalísticos de valorização do meio ambiente.

Art. 1º - DO OBJETIVO - O Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental é uma iniciativa da Fundação do Meio Ambiente, com patrocínio da Engie Tractebel Energia apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV (Acaert) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina. O Prêmio visa o reconhecimento das contribuições de jornalistas e veículos de comunicação social na divulgação de assuntos referentes à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

Art. 2º - DAS CATEGORIAS - Serão premiados trabalhos jornalísticos nas seguintes categorias:

- Mídia impressa (jornal/revista)

- Mídia eletrônica (rádio/televisão)

- Internet

- Fotojornalismo

Art. 3º - DAS INSCRIÇÕES – Podem ser inscritos trabalhos publicados/veiculados entre 1º de novembro de 2015 e 16 de outubro de 2016. Os materiais podem ser individuais ou coletivos e devem ser assinados por jornalistas e fotojornalistas profissionais em atividade em Santa Catarina.  As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de outubro de 2016 em uma das 16 Coordenadorias Regionais da Fatma, ou enviadas pelos Correios para a sede da instituição na Rua Felipe Schimidt, 485, Centro, Florianópolis – SC, CEP: 88.010-001, aos cuidados da Assessoria de Comunicação.

Parágrafo 1º - Os trabalhos postados pelos Correios terão o carimbo postal como comprovação do prazo.

Parágrafo 2º - Todos os trabalhos inscritos devem ser acompanhados de três fichas de inscrição. O modelo está disponível em www.fatma.sc.gov.br.

Parágrafo 3º - Serão aceitos trabalhos e fotos publicados/veiculados em meios de comunicação como emissoras de rádio, emissoras de TV, jornais, revistas e portais de notícias de Santa Catarina. Caberá a comissão julgadora aceitar ou desclassificar reportagens veiculadas em agências de comunicação, TVs e rádios públicas como prefeituras, governo, fundações e institutos.

Parágrafo 4º - Os trabalhos inscritos na categoria mídia impressa deverão ser entregues em três vias, sendo que uma delas deverá ser a publicação original.

Parágrafo 5º - Para a inscrição na categoria mídia eletrônica, deverão ser anexadas três cópias das matérias em CD ou DVD, com data de veiculação, duração da reportagem e sinopse escrita do trabalho. Os materiais em vídeo devem ser salvos em formato MP4 e os materiais em áudio em formato MP3.

Parágrafo 6º - Os trabalhos inscritos na categoria internet devem estar disponíveis para acesso online até o dia da premiação.

Parágrafo 7º - os trabalhos multimídias deverão ser inscritos na ficha de inscrição com o link para o acesso, em CD ou DVD, mas também em prints da página como exemplo (mínimo 3 prints, máximo 10).  

Parágrafo 8º - Na categoria fotojornalismo só podem concorrer fotos ou fotolegendas que tenham contexto jornalístico e ambiental.

Parágrafo 9º - Para inscrição na categoria fotojornalismo, deverão ser entregues três vias do trabalho, sendo uma na publicação original, em caso de mídia impressa. Se for em multimídia, a foto deverá estar disponível para acesso até o dia da premiação.  

Parágrafo 10º - Cada matéria poderá ser inscrita somente em uma categoria do Prêmio. Contudo, uma foto que integrar uma reportagem jornalística poderá ser inscrita separadamente na categoria fotojornalismo.

Parágrafo 11º - Não poderão se inscrever integrantes de diretoria das entidades participantes da Comissão Julgadora e nem servidores da Fatma.

Art. 4º - DA COMISSÃO JULGADORA - Será coordenada por representante da Fatma, que não terá direito a voto, e integrada por representantes das entidades parceiras.

Parágrafo único – A decisão do júri é inquestionável e soberana. A formalização da inscrição implica a aceitação dos termos deste regulamento.

Art. 5º - DA PREMIAÇÃO - A premiação será feita em duas etapas. A primeira delas elege o melhor trabalho inscrito regionalmente em cada categoria, que serão premiados com certificados e troféus. Os vencedores regionais concorrem na etapa estadual. Os dois primeiros colocados em cada categoria na etapa estadual recebem certificados, troféus e prêmio em dinheiro. Os valores em dinheiro são:

Vencedor Estadual: R$ 7 mil por categoria

2º lugar Estadual: R$ 3 mil por categoria

Parágrafo 1º - A comissão julgadora se reserva ao direito de não conceder o prêmio em qualquer uma das categorias, caso julgue que os trabalhos inscritos não tenham qualidade técnica.

Parágrafo 2º - A comissão julgadora poderá conceder até quatro menções honrosas, uma por categoria, que dará direito a um certificado. A concessão da menção honrosa é uma prerrogativa do júri.

Parágrafo 3° - A premiação dos vencedores regionais e estaduais será realizada no mês de novembro de 2016, em um evento solene com data a ser confirmada.

Parágrafo 4º - Os trabalhos premiados passarão a integrar o acervo da Biblioteca da Fatma.

Parágrafo 5º - As fotografias premiadas serão cedidas pelos autores para a Fundação do Meio Ambiente para uso em seus canais de comunicação e materiais, sem período definido, dando a referência ao autor.

NÃO ESQUEÇA DE PREENCHER A FICHA DE INSCRIÇÃO E ANEXAR AO SEU TRABALHO. 

 




Licenciamento Ambiental

Solicite seu pedido de licenciamento de forma rápida e prática em apenas 4 etapas

SOLICITAR LICENCIAMENTO

Balneabilidade

Veja a situação da balneabilidade em Santa Catarina

SAIBA MAIS

Denuncie Crimes Ambientais

Ouvidoria Geral

0800 644 8500

Topo
Rua: Felipe Schmidt, 485 - Centro | Florianópolis | SC
CEP: 88010-001 Fone: (48) 3665-4190